Novidade: agora pessoas entre 16 e 17 também podem doar!
Quest {sm}: palavra de origem inglesa, que em português pode significar “Missão”.
Diariamente, milhares de pessoas como você encaram as mais difíceis missões nos mundos dos jogos. Enfrentar inimigos poderosos, conquistar territórios inóspitos, completar desafios impossíveis... Não é fácil ser um herói virtual!
Diariamente, centenas de pessoas em todo o Brasil precisam da ajuda de um outro tipo de herói para ter suas vidas salvas: um doador de sangue. Os desafios também são muitos, as dificuldades imensas, mas o que nem todo mundo sabe é que para se tornar um herói de verdade é muito mais simples do que parece.
Pensando nessa realidade brasileira, a Level Up!, com o apoio da Fundação Pró-Sangue, e em parceria com Riclan, Hershey's, Habbo, StarDoll e Click Jogos, está realizando a segunda edição da Quest da Vida, uma campanha de doação de sangue que tem como principal objetivo a arrecadação de um volume significativo de bolsas de sangue para os estoques da Fundação Pró-Sangue, o maior banco do país.
Depois do sucesso da primeira edição em 2010, esperamos contar com a presença de ainda mais gente esse ano, para que, nos próximos anos, possamos expandir a campanha e transformá-la em uma grande mobilização de alcance nacional.
Por isso, convidamos você, seus parentes e amigos a comparecer ao Posto Clínicas entre as 08h00 e as 18h00, de 25 a 30 de setembro. Mostre que além de vencer desafios virtuais, você também é capaz de aventurar-se pela solidariedade e salvar vidas reais.
Quem pode doar?
Novidade para 2011: A idade mínima para doar agora é 16 anos
Para participar da Quest da Vida 2011, de acordo com as novas normas publicadas pelo Ministério da Saúde nesse ano, o primeiro ponto de atenção é ter mais de 16 anos (antes, era preciso ser maior de 18 anos). Além disso, existem diversos fatores impeditivos que devem ser analisados com atenção antes de seguir para o hemocentro. Confira abaixo os principais fatores e em caso de dúvidas, visite o site daFundação Pró-Sangue:
IMPORTANTE: apesar de oficialmente liberada, a doação de pessoas entre 16 e 17 anos só é permitida caso estejam acompanhadas dos pais ou tragam uma autorização por escrito dos mesmos.Confira a seguir os requisitos básicos para a doação de sangue- Estar em boas condições de saúde.
- Ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização)
- Pesar no mínimo 50kg.
- Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
- Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social)
Impedimentos temporários
- Gripe: aguardar 7 dias.
- Gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
- Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
- Ingestão de bebida alcoólica nas 4 horas que antecedem a doação.
- Tatuagem nos últimos 12 meses.
- Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses.
Impedimentos definitivos
- Hepatite após os 10 anos de idade.
- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
- Uso de drogas injetáveis ilícitas.
- Malária
- Homens 60 dias: até 4 doações por ano.
- Mulheres 90 dias: até 3 doações por ano.
Se você não puder doar, converse com seus parentes a amigos, e convide-os para participar.
Etapas da Doação de Sangue
O processo da doação de sangue é constituído pelas seguintes etapas: Cadastro, Teste de Anemia, Sinais Vitais, Triagem Clínica, Voto de Auto-exclusão e Coleta de Sangue.
Tempo | Etapa |
3 minutos | Recepção e Cadastro – O candidato à doação informa seus dados e recebe um código que o acompanha durante todo o processo da doação. Ele deve apresentar um documento de identidade. |
2 minutos | Teste de Anemia – Retira-se uma gota de sangue do dedo. Pessoas com anemia não podem doar. |
1 minutos | Sinais Vitais e Peso – São verificados o batimento cardíaco, pressão arterial e peso do candidato. |
8 minutos | Triagem Clínica – O candidato responde a uma entrevista confidencial, com o objetivo de avaliar se a doação pode trazer riscos para ele ou para o receptor. |
2 minutos | Voto de Auto-exclusão – Depois da entrevista, o candidato tem a oportunidade de dizer se tem ou não comportamento de risco para Aids. Sua identidade é preservada, pois a bolsa é identificada pelo código de barras. Se a resposta for Sim, ele fará a doação, o sangue passará por todos os testes e, mesmo que os resultados forem negativos, a bolsa será desprezada. Se a resposta for Não, a bolsa só será utilizada se todos os exames apresentarem resultados negativos. |
10 minutos | Coleta – São coletados cerca de 450ml de sangue em uma bolsa de uso único, estéril, sendo por tanto a coleta de sangue totalmente segura. |
Lanche |
O Caminho da Bolsa até a Transfusão
Após a coleta, a bolsa é encaminhada para o fracionamento, onde será separada em até quatro componentes, em seguida, são levados ao armazenamento onde aguardam os resultados dos exames. Na sorologia são realizados exames para: Chagas, sífilis, HIV, Hepatites B e C e HTLV-I / II.
Assim que todos os resultados confirmam que a bolsa é totalmente segura para transfusão, as bolsas são transferidas para os estoques da Fundação Pró-Sangue à disposição de 128 diversos hospitais da Região Metropolitana de São Paulo.
Quando e Onde
Para participar da Quest da Vida 2011, compareça ao Posto Clínicas da Fundação Pró-Sangue, a partir do próximo dia 25/09, um domingo, entre 08h00 e 18h00. Nesse dia, vários colaboradores da Level Up! e de seus apoiadores, além de alguns convidados especiais estarão esperando por você, seus parentes e amigos.
Outra novidade dessa edição da campanha, é que ela permanecerá ativa entre os dias 26 e 30 de setembro, no mesmo local. Assim, aqueles que quiserem doar mas não tiverem condições de comparecer no domingo, ainda poderão fazê-lo durante a semana. Participe e lembre-se de informar na Recepção da Fundação Pró-Sangue que está lá para contribuir com a Quest da Vida.
Fique de olho: como forma de apoio à campanha, tente comparecer usando uma camiseta vermelha. Avise a todos que forem com você!
Informações:Quando:
25 de setembro de 2011, das 08h00 às 18h00
26 a 30 de setembro de 2011, das 07h00 às 19h00
Onde:
Posto Clínicas da Fundação Pró-Sangue
Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155
1º andar – Cerqueira César
Estacionamento gratuito subterrâneo – Garagem Clínicas
Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155
1º andar – Cerqueira César
Estacionamento gratuito subterrâneo – Garagem Clínicas
Sobre a Fundação
A Fundação Pró-Sangue é uma instituição pública ligada à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, mantendo com a última estreito laço de cooperação acadêmica e técnico-científica.
Criada em 1984, a Fundação Pró-Sangue tem sua sede no 1º andar do Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas, na avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, onde ocupa área de 5.000 metros quadrados.
A Fundação Pró-Sangue é o maior hemocentro da América Latina e o volume de sangue coletado equivale a aproximadamente 32% do sangue consumido na Região Metropolitana de São Paulo, 16% do Estado e 4% do Brasil.
Centro de referência da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Pró-Sangue é ainda laboratório de referência da Sociedade Internacional de Hemofilia, fazendo intercâmbio de amostras raras, e “twin-partner” do The Mount Sinai Medical Center, de Nova Iorque.
A Fundação Pró-Sangue coleta e processa mensalmente cerca de 12.000 bolsas de sangue que têm como destino 128 hospitais da Região Metropolitana de São Paulo e, em alguns casos, outros estados. Essa tarefa representa um grande desafio diário, pois o sangue é fruto de doação e em nosso país, infelizmente, ao contrário dos países desenvolvidos, poucas são as pessoas que praticam esse gesto espontaneamente.
Postos de Coleta da Pró-Sangue
Posto ClínicasAv. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 - 1º andar – Cerqueira César
De segunda a sexta, das 7 às 19h
Sábados, domingos e feriados das 8 às 18h
Estacionamento gratuito subterrâneo – Garagem Clínicas
Posto Dante PazzaneseDe segunda a sexta, das 7 às 19h
Sábados, domingos e feriados das 8 às 18h
Estacionamento gratuito subterrâneo – Garagem Clínicas
Av. Dante Pazzanese, 500 - Ibirapuera
De segunda a sexta, das 8 às 17h e sábado, das 8 às 16h
Posto Castelo BrancoDe segunda a sexta, das 8 às 17h e sábado, das 8 às 16h
R. Ari Barroso, 355 - Osasco
De segunda a sexta, das 8 às 17h e sábado, das 8 às 16h
De segunda a sexta, das 8 às 17h e sábado, das 8 às 16h
Para mais informações ligue para o Alô Pró-Sangue 0800-55-0300 ou agende sua doação pela internet:www.prosangue.sp.gov.br.
“Na triagem de doadores, a Fundação Pró-Sangue obedece a normas nacionais e internacionais de segurança do sangue, do Ministério da Saúde, da Associação Americana e do Conselho Europeu de Bancos de Sangue. O alto rigor no cumprimento dessas normas visa oferecer proteção ao receptor e ao doador.”
“Honestidade também salva vidas. Ao doar sangue, seja sincero na entrevista.”
Demanda maior do que a oferta
O Brasil necessita diariamente de 5.500 bolsas de sangue. Para atingir esse resultado, o ideal seria que 5% da população doasse sangue pelo menos uma vez por ano, mas atualmente esta taxa é de apenas 2%. Doando sangue, você salva vidas. A doação é um processo rápido e seguro, pois todo o material utilizado é descartável.
Este ato representa a única forma de muitas pessoas continuarem vivendo, pois ainda não existe substituto para o sangue. É essencial que pessoas saudáveis façam da doação de sangue um ato voluntário e contínuo.
Segundo a legislação brasileira, pode doar sangue e tornar-se um doador voluntário, toda pessoa saudável, sem distinção de sexo, cor, raça ou condição social, que estiver na faixa dos 16 aos 65 anos de idade.
Mitos, inverdades e tabus:
- A doação “engrossa” o sangue, entupindo as veias
- A doação faz o sangue “afinar”, “virar água”, provocando anemia
- Doar sangue engorda
- Doar sangue emagrece
- Doar sangue vicia
- Mulheres menstruadas não podem doar sangue
- Os doadores correm risco de contaminação
Verdades:
- Doar sangue não enfraquece o organismo
- Não existem riscos de se contrair doenças durante a doação
- Sempre que o sangue coletado apresentar problema, o doador é convidado a comparecer ao hemocentro para refazer os exames
- Após o parto a mulher pode voltar a doar depois 3 meses se o parto for normal e 6 meses se for cesariana
- Durante a gravidez a mulher não pode doar
Realização: | Apoio: |
![]() | ![]() |
-------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário